"Já vestindo a pele do artista
O tempo arrebata-lhe a garganta
O velho cantor subindo ao palco
Apenas abre a voz, e o tempo canta"

(Chico Buarque de Hollanda)


Música do dia

domingo, 10 de outubro de 2010

Seleção de ouro:

3 DIAS DE GRANDES NOMES DA BOSSA NOVA...



       Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou mais conhecido Tom Jobim. É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova. É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.
       O Pai da Bossa Nova queria ser arquiteto, mas logo desistiu e resolveu ser pianista.  Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950 , até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes. Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes. Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova. O LP Canção do Amor Demais (1958), em parceria com Vinícius, e interpretações de Elizeth Cardoso, foi acompanhado pelo violão de um baiano até então desconhecido, João Gilberto. A orquestração é considerada um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade das melodias e harmonias. Inclui, entre outras, Canção do Amor Demais, Chega de Saudade e Eu Não Existo sem Você. A consolidação da bossa nova como estilo musical veio logo em seguida com o 78 rotações Chega de Saudade, interpretado por João Gilberto, lançado em 1959, com arranjos e direção musical de Tom, selou os rumos que a música popular brasileira tomaria dali para frente. Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema". Nos anos de 1962 e 1963 a quantidade de "clássicos" produzidos por Tom é impressionante.
        Algumas composições: "Chega de Saudade" (1957), "Desafinado" (1959), "Insensatez" (com Vinícius de Moraes) (1960), "Águas de Março" (1970) e a mais conhecida”Garota de Ipanema”.
       Em 1994, o mundo inteiro é alvo de uma grande perda: Tom Jobim morreu em dezembro, de parada cardíaca, quando estava internado recuperando-se de um câncer na bexiga.




   João Gilberto Prado de Oliveira é a síntese da Bossa Nova. (Foi o maior influenciadorde outros músicos do estilo MPB).  
    Nascido na Bahia, na cidade sertaneja de Juazeiro, João ganhou um violão aos 14 anos de idade, e, desde então, jamais o largou. Na década de 1940, adorava escutar de Duke Ellington e Tommy Dorsey até Dorival Caymmi e Dalva de Oliveira. Aos 18 anos decide se mudar para Salvador com intenção de ser cantor de rádio e crooner. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro, em 1950, e teve algum sucesso cantando no grupo Garotos da lua. Entretanto, foi posto para fora da banda por indisciplina, passando alguns anos numa existência marginal, ainda que obcecado com a ideia de criar uma nova forma de expressar-se com o violão. Seu esforço finalmente foi recompensado e, após conhecer Tom Jobim - pianista acostumado à música clássica e também compositor, influenciado pela música norte-americana da época (principalmente o jazz) – e reuniões de um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançaram o movimento que ficou conhecido porbossa nova.
João é o que chamamos de Mago ou de Mito. Talvez o único que carrega o som em suas entranhas - não permite distorções, não suporta mixagens ou engenheiros de som. Percebe qualquer semitom fora de lugar - perfeccionista, genial. É a nobreza verdadeira e em todos os sentidos da MPB - a alegria de podermos saber” que vivemos para ouvi-lo.”