Dia 28 de setembro, às 18 horas, primeira reunião oficial da VI Gincana Cultural do Colégio Dimensão. “Vamos sortear os temas...” “... e os temas do 2º ano são: MPB e Bossa Nova.” A equipe se desespera. O seu tema aparentemente mais difícil ficou com a gente de novo. O que fazer agora? São milhares de cantores e milhares de músicas. Quais escolher? E se a gente não conseguir atingir as expectativas dos jurados, dos nossos avós, tios, dos conhecedores dos temas? E se aquela música não for MPB? E se Seu Jorge tiver cantando outro ritmo? Será que a gente vai dar conta desses ritmos tipicamente a cara do nosso país? Será que vale a pena a gente arriscar algumas coisas?
A partir daquele momento, as dúvidas vieram nos consumindo. Mas com a competência e desejo de respostas da turma, elas foram se esclarecendo para nós. Riamos o tempo todo com as pesquisas que fazíamos (“A MPB existe desde os tempos das cavernas.”); Os dias de edição da música de abertura eram super engraçados: descobríamos cantores e músicas nunca ouvidas (Francisco Petrônio é um dos exemplos.); Prova “Pra rua me levar”, paramos a rua de fato, com nossas beldades, Nara Leão e Maria Bethânia; Na instituição, a proposta era animar a manhã dos idosos (nossos escolhidos, já que não teria graça atingir quem tem a vida toda pela frente), mas a alegria deles nos contagiou; A gravação do clipe foi a parte mais inusitada: em pleno sábado à tarde, fomos parar na casa de uma pessoa, até então desconhecida... Domingo no jardim da casa de Isabella, logo em seguida nos Olhos D’água... Várias tentativas frustradas de fazer Álisson ser uma criancinha (embora ele insistisse em ser um leão), a dificuldade para conseguir um figurino pra Gerlan, nosso lindo relógio humano, cujo ponteiro era Ilana [...].
Estamos conseguindo alcançar também, os outros objetivos propostos pela gincana: organização e independência. A gincana nos ajuda muito a ser responsáveis cumprir com nossos compromissos. Com antecedência, providenciamos as coisas que precisaríamos. “Agora, já fazemos parte do mundo da burocracia.”
E é isso... Assim como sempre dizem para nós “se divirtam!”, desenvolvemos todas as provas, até hoje, procurando nos divertir. Não vale a pena ganhar sem passar pelos micos e momentos hiper divertidos que conseguimos passar. Nosso maior objetivo e valor esse ano é, sem dúvida alguma, a nossa “SINTONIA”.