"Já vestindo a pele do artista
O tempo arrebata-lhe a garganta
O velho cantor subindo ao palco
Apenas abre a voz, e o tempo canta"

(Chico Buarque de Hollanda)


Música do dia

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

6º dia...

Zélia Duncan começou a carreira em Brasília, com Oswaldo Montenegro na Oficina dos Menestréis, como Zélia Cristina. Em 2007, além da carreira solo, substitui Rita Lee nos vocais femininos de Os Mutantes, saindo do grupo no mesmo ano. Em 2008 dedica-se ao lançamento e apresentações em turnês pelo país do espetáculo Amigo É Casa ao lado de um dos ídolos da juventude, a cantora Simone.
Também se dedica ao selo Duncan Discos, estuda choro e cursa a faculdade de Letras na Universidade Cândido Mendes.
Pratica corrida regularmente, tendo, em 2010 participado de sua primeira meia maratona em Nova York.
"Correr foi se tornando uma terapia, um alívio, uma meditação... bem, dia 17/3, desembarquei em NYC, para minha primeira meia-maratona (21 km)."

Dinair Tostes Caymmi é o nome de batismo dessa que é uma das melhores cantoras brasileiras. Nana Caymmi nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 29 de abril de 1949.
Sua voz de contralto é herança de seu pai, Dorival Caymmi, mas a sua forma de interpretar é completamente única. Tem particularidades na sua maneira de cantar. Consegue manter notas e controlar volumes de som através uma técnica de respiração que distingue da maioria das cantoras existentes. Mas isso não a transforma em uma cantora técnica. Muito pelo contrário. Nana Caymmi é basicamente emoção. Seu canto é suave, é lânguido, é sentimental. Marca profundamente quem a ouve, seja pela beleza da voz, seja pela profundidade das músicas que canta, seja pela emoção que passa.
Por nunca ter se preocupado em acompanhar os modismos musicais, nunca chegou a estar no topo da lista dos mais vendidos, mas fez uma carreira sólida e coerente. Apostou na beleza, na emoção e no bom gosto. Sempre cantou o melhor, o mais bonito, e por isso, o mais eterno. Já interpretou composições de Tom Jobim, Toninho Horta, Vinícius, do pai, Dorival, do irmão, Dori, e de tantos outros compositores de respeito. E com esse cuidado, com este esmero, conquistou um lugar de destaque dentro da musica brasileira.

Para quem gosta de uma boa música, Nana é um presente. Com a vantagem de não ter prazo de validade... Porque Nana não é efêmera, é eterna... E isso é sucesso.


Maria Rita Costa Camargo Mariano (São Paulo, 9 de setembro de 1977) é uma cantora e produtora musical brasileira, filha da falecida cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano.
Maria Rita iniciou sua carreira com cerca de 24 anos, apesar de querer cantar desde os quatorze. O peso da carreira da mãe, bastante famosa no Brasil, influenciou o adiamento de sua obra. Segundo a própria: sempre tive a consciência de ser a única filha mulher de uma grande cantora.
Antes de se tornar cantora profissional, ela fez um estágio em uma revista para adolescentes, tendo estudado marketing e estudos latino-americanos na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Apesar do sucesso recente, consagrou-se como novo ícone da MPB.
Ganhadora de 6 prêmios Grammy Latino incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação - sendo a única cantora brasileira que ganhou nesta categoria, também já ganhou vários Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outros prêmios nacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário